Os benefícios da atividade física para a vida do seu cão!
Hoje fala-se muito sobre a importância do exercício físico para a saúde e bem estar das pessoas. Vemos academias lotadas, pessoas engajadas com um estilo de vida saudável e o exercício físico como parte fundamental disso. Você já parou pra pensar que o mesmo pode se aplicar ao seu cão?
A capacidade física é natural dos cães. É algo funcional para a vida deles e que foi selecionado geneticamente por nós para que eles fossem capazes de exercer determinadas funções. Todo cachorro caminha, corre, pula, cava, carrega objetos e se movimenta, são comportamentos naturais que foram essenciais para a sobrevivência da espécie! Mas, assim como acontece para nós, a vida moderna não favorece esses comportamentos e estes não são mais necessários para a sobrevivência. Hoje um cão que vive dentro de casa consegue se alimentar sem precisar caçar, não precisa percorrer longas distância caminhando e nem explorar ambiente novos em busca de abrigo. Isso com certeza é muito confortável, mas será que é bom para a saúde e bem estar deles?
Mesmo em menor intensidade, a vida doméstica também exige da capacidade física, será que nossos cães estão preparados para isso?
Saúde
Estar livre de desconforto físico é um dos princípios do bem estar animal e a atividade física tem um papel fundamental nisso! Quanto mais preparamos nosso cão para estar fisicamente apto para realizar tarefas diárias, menos chance ele tem de se machucar ou sentir desconforto durante estas tarefas! Se seu cão sobe escadas, sobe e desce da cama ou do sofá, ele precisa ter a musculatura e articulações fortes e preparados para isso! Eles tem a vontade de fazer isso, são curiosos e ativos o suficiente para aprender a fazê-los sozinho, mas precisam também ter a capacidade física para tal!
A atividade física também previne muitos problemas de saúde, mas este não é o foco do nosso post hoje..
Vamos falar sobre a parte comportamental!
É comum ouvirmos de tutores que seus cães precisam cansar para ficarem mais tranquilos. Mas por que isso acontece? Como fazer isso? Será que só isso é o suficiente?
Bem estar
A prática de atividade física tem consequências fisiológicas no organismo, ocorrem liberações de substâncias relacionadas ao prazer e bem estar! Mas um cão cansado não necessariamente é um cão feliz! O exagero pode ser prejudicial! É fundamental conhecer os limites e capacidades do seu cão para que a atividade física seja prazerosa e não exaustiva!
Avance gradativamente, observe o que seu cão está dizendo e divirtam-se!
Confiança
Conhecer o próprio corpo e suas capacidades possibilita que o cão possa utiliza-lo de forma mais segura e confiante!
A atividade física realizada de forma estimulante ainda proporciona que o cão saia da zona de conforto e enfrente situações novas e desafiantes! Ao fazermos isso de forma gradativa e segura, possibilitamos o sucesso e o aprendizado de que o cão é capaz!
Isso tem um impacto direto na confiança do cão para realizar atividades do dia a dia. Um cão confiante é um cão que se adapta melhor ás situações e atividades novas, e passa por menos stress!
Vínculo
Seu cão até pode brincar sozinho no quintal, mas as opções deles são muito limitadas sem nossa presença, ajuda e supervisão!
Fazer atividades físicas juntos proporciona momentos únicos de diversão que vão impactar positivamente no vínculo entre cão e tutor. Além disso são oportunidades únicas para conviver mais e conhecer melhor seu cão.
Treinamento
Qualquer atividade demanda treinamento! Até para um simples passeio o cão precisa saber andar na guia! Além disso, todos momentos compartilhados são valiosas oportunidades de ensinar e praticar lições úteis para o dia a dia e convivência. Aproveite esse momento para treinar coisas novas e melhorar a comunicação e educação do seu cão!
A atividade física é uma das necessidades básicas dos cães, e sem dúvida um aspecto muito importante para que os cães sejam mais equilibrados, tranquilos e felizes.
As opções são muitas! Seja qual for a atividade de interesse de vocês, caminhar, correr, bucar objetos, perseguir, treinar truques ou praticar esportes como Agility, Frisbee, Flyball, Dock diving, Obediência, Canicross, Faro, Freestyle, Treiball, os benefícios são inúmeros!
Lembre-se de estimular que seu cão se exercite fisicamente de forma segura e apropriada, mas também garanta que ele saia da zona de conforto e aumente sua capacidade gradativamente!
Como você costuma estimular seu cão fisicamente? Que tal tentar algo novo hoje?