Está pensando em pegar um 2º (3º, 4º,...) cão?
É comum ouvir de pessoas que querer pegar, ou pegaram, um segundo cão o discurso de que o Totó (ou seja lá qual for nome do primeiro cão) precisava de companhia. Se você está pensando em fazê-lo, tenho algumas considerações em relação á isso que podem lhe ser úteis!
Começamos tentado entender porque você acha que seu cão precisa de um "irmão"..
Você pode ter lido em algum lugar ou visto em algum programa de TV que cães vivem em matilha, e achar que seu cachorro precisa de outro cão para se sentir feliz e completo. As coisas não são bem assim! Esse tipo de confusão acontece porque há algum tempo atrás pesquisadores tentavam analisar o comportamento de cães baseado no comportamento de lobos, o que já se mostrou ser pouco útil, uma vez que cães e lobos, apesar de serem ambos canídeos, são de espécies diferentes e apresentam diferenças em relação á fisiologia, comportamentos, hábitos alimentares e comportamento social!
Um grupo de cães é chamado de matilha, de acordo com a língua portuguesa, mas uma matilha não é a estrutura social dos cães, de acordo com a etologia! Você já parou para observar um cachorro que vive na rua? Se já, você deve ter notado que ás vezes ele está acompanhado de outro cão, ás vezes de vários outros cães e muitas vezes está sozinho. Isso porque cães se agrupam eventualmente para determinadas atividades, mas não tem a necessidade de permanecerem em grupo para sobreviver! Portanto o Totó não PRECISA de outro cão, ele pode satisfazer sua eventual necessidade social tendo contatos esporádicos com cães na praça, no Day Care, na casa de amigos ou familiares.
Você pode achar que seu cão poderia se beneficiar da companhia de outro cão, e aí temos outras coisas a considerar..
Não são todos os cães que gostam da companhia de outros cães. Existem cães que não ficam confortáveis na interação com outros cães e isso deve ser levado em consideração. Já vi gente pegar um segundo cão porque o primeiro não se dava bem com outros cães e achava que ele aprenderia a gostar se tivesse um irmãozinho (na maioria dos casos um filhote). Isso geralmente acaba com o segundo cão indo para outra casa, porque desta forma a chance de você piorar o problema é maior do que a de resolvê-lo. Há também a chance desses cães se darem bem entre eles, mas aí você passa a ter dois cães que são agressivos com outros cães, isso porque o segundo cão vai aprender a se comportar socialmente com o primeiro cão, que já tem problemas com isso!
Falando em problemas de comportamento, esta também é uma desculpa bastante utilizada! Ás vezes o cão da pessoa tem um problema de comportamento (destrói as coisas em casa, late quando está sozinho, entre outros) e a pessoa acha que se o cão tivesse companhia os problemas seriam resolvidos. O que acontece nesses casos é que ao invés de ter um cão com problemas de comportamento, a pessoa passa a ter dois cães com problemas de comportamento porque o novo cão vai aprender a se comportar tendo o primeiro como referência! Então, se este for o seu motivo, procure um profissional adequado para resolver o problema de comportamento do seu cão!
Um dos motivos mais comuns que vejo é que a pessoa passa muito tempo fora de casa e/ou não tem tempo suficiente para brincar e oferecer estimulação física para o cachorro e acha que ter um segundo cão pode satisfazes essas necessidades do seu cachorro.
Faça uma reflexão sobre isso: se você pegou um cão para te fazer companhia e acha que seu cão está precisando de companhia, é porque você está falhando com ele!
Ter um cão demanda tempo, não espaço como muitos dizem, mas tempo! Estar junto, brincar, passear, cuidar, treinar, são necessidades de um cão, você deve se programar para isso antes de ter um. Você deve escolher um cão que tenha necessidades que sejam adequadas ao seu tempo disponível, contratar profissionais que o ajudem a lidar com isso ou simplesmente não ter um cão! Se você não está tendo tempo para um cão, como é possível que terá tempo para dois cães?
Dois cães até podem brincar juntos enquanto você está fora, mas não é o suficiente para satisfazer todas as necessidades que mencionei acima! Você é responsável por elas, não o segundo cão! Acha que vai ser mais fácil chegar o trabalho e ter dois cães para brincar, alimentar, passear, ao invés de 1 só? Acha que vai ser mais fácil passear com dois cães ao invés de um?
Se você não tem tempo para o seu cão, pegar outro cão é uma decisão ruim. Você precisaria de mais tempo para dar aos dois, mas você não tem, então o que acaba acontecendo é que você passa a ter que dividir o pouco tempo que tem para os dois cães, e todos (você e eles) saem perdendo!
Em um curso que participei recentemente o treinador inglês John Rogerson disse que os casos de agressividade (seja com outros cães, seja com pessoas) são mais frequentes no segundo (terceiro, quarto,..) cão. Isso porque o cão que chega depois tem mais interação com o primeiro cão do que com a pessoa. Este cão terá o outro cão, e não a pessoa, como referência, podendo não desenvolver suas habilidades sociais com humanos adequadamente e consequentemente podendo não responder ás orientações da pessoa, o que o tornaria um cão menos adaptado ao convívio social.
Se você está pensando em ter outro cachorro, não jogue a culpa no seu cão. Se responsabilize por esta decisão entendendo tudo que ela significa pra você, para seu outro cão e para sua rotina!
Na maioria das vezes, buscar serviços adequados para o seu cão (adestradores, passeadores, Day Care, Pet Sitter) vai sei mais eficiente, menos custoso e menos trabalhoso do que ter um segundo cão!
Ter um cão, seja ele o primeiro ou o segundo, deve ser uma decisão muito consciente, bem pensada e planejada. E se organizar direitinho, todo mundo fica feliz!