Treino também é diversão!
Recebemos muitos contatos de tutores que precisam de ajuda com o treinamento de seus cães. Na grande maioria são pessoas que tem um problema de convivência com o cão e precisam de ajuda para resolve-lo!
"Preciso ensinar meu cão a fazer xixi no lugar certo!"
"Socorro, ele está destruindo a casa!"
"Os vizinhos estão reclamando dos latidos!"
"Não consigo receber visitas em casa"
"Ele rouba comida da mesa!"
E estes são apenas alguns exemplos...
Em casos onde já existe um problema de comportamento estabelecido o treinamento começa com uma carga negativa. Isso porque o problema que está causando dificuldades de convivência já provocou uma série de emoções negativas na família. E é muito mais difícil lidar com algo que nos deixa triste/chateado/com raiva, não é mesmo?
Estes treinos também implicam na alteração de um comportamento já estabelecido, seja do cão ou do tutor, e a mudança de hábitos é sempre um processo delicado.
Outros tutores nos procuram para educação preventiva! Estes querem educar seus cães para evitar que problemas de comportamento se estabeleçam. Isto é bem comum no caso de filhotes.
Orientações de manejo, ensinar o cão a ficar calmo no momento necessário, se deixar manipular, ser delicado no contato com os membros da família e fazer xixi no lugar certo estão entre as solicitações que recebemos.
Neste caso não há uma carga negativa estabelecida, mas há um foco em evitar o estabelecimento de problemas de comportamento!
Sempre que dou uma aula falo sobre a importância de brincadeiras para o bem estar do animal e para trabalhar a comunicação e vinculação entre cães e tutores, e deixo como lição de casa para meus alunos. Elas são fundamentais para lidar com problemas de comportamento! Mas na grande maioria das vezes, o foco no problema faz com que as pessoas não deem a devida importância á esse tipo de treino.
Estou falando do treino recreativo!
Sim, treinar não deve ser somente uma necessidade, mas parte da rotina e recreação com seu cão.
Isso é importantíssimo para que vocês aprendam a se comunicar de maneira mais efetiva e que a relação de vocês se torne cada vez mais intensa e próxima!
Assim como as crianças aprendem brincando e através da prática de esportes, o mesmo acontece com seu cão!
Brincar de forma estruturada e com regras ajuda o cão a entender regras nas situações de convívio! Uma brincadeira de cabo de guerra com sinais claros de pegar e soltar é um ótimo treino de auto-controle, ajuda o cão a prender a controlar a força da mordida, dividir o brinquedo, além de uma ótima lição para aqueles peludinhos que gostam de pegar o que não deve!
Uma brincadeira simples de esconde-esconde dentro de casa é uma ferramenta valiosa para treinar o cão a vir quando chamado, ensinar atenção, exercitar o olfato e elevar a relação do cão com a família á um nível superior.
Ensinar agility para seu cão também o ensinará a estar atento em você e nos seus sinais, te ensinará a se comunicar de forma mais clara e efetiva, ensinará ambos a manterem o foco e a conexão!
Truques são divertidíssimos, além de uma lição importante sobre
comunicação, aprendizado canino e um excelente exercício de estimulação mental. E quem sabe esses truques não podem se tornar uma coreografia de Freestyle?
As opções são inúmeras! E os benefícios também!
E você? Qual foi a última vez que treinou com seu cão por diversão? E qual será a próxima?