top of page

Blog

Seu cão mais presente no seu dia a dia!


Que grande parte dos cães são considerados membros da família não é novidade, mas a convivência com nossos peludos fica muito limitada á situações domésticas por conta de leis e regras sociais que não favorecem a inclusão deles no convívio da nossa sociedade!

Os benefícios para os cães e para a convivência são inúmeros! Quanto mais inseridos os cães estiverem na rotina dos seu tutores maior o vínculo entre eles, maior a socialização do cão e maior o bem estar!

Ficamos impressionados quando viajamos para outros países e vemos restaurantes, praias, taxis, supermercados e hotéis onde os cães são bem vindos e convivem em harmonia com as pessoas e outros cães! Que dono de cão não gostaria de poder levar seu melhor amigo junto nas atividades diárias?

Como esse convívio é possível e aceito? Como podemos chegar lá?

Sim, dependemos de mudanças de legislação, mas tem muito mais que pode ser feito! A mudança pode e deve começar em cada um de nós, esse é o primeiro passo para conquistarmos espaço e conseguirmos mudanças de legislação!

Nós acreditamos e trabalhamos para uma sociedade mais pet friendly! Mas o que é isso?

Pet friendly é um termo em inglês cuja tradução literal seria "amigável para pets", que significa que determinado local não só aceita a presença dos animais considerados pets, mas que entende e valoriza as necessidades dos mesmos! Pensando no caso de cães e restaurantes, por exemplo, um restaurante pet friendly é o restaurante que não só aceita a presença de cães, mas que oferece estrutura adequada para a necessidade dos mesmos (local para prender a guia com segurança, mesas longe de som alto e de movimentação intensa, orientação de local adequado para xixi e cocô). E lógico que itens no cardápio que podem ser oferecidos aos pets ganham mais pontos com clientes que vão ao local acompanhados de seus cães.

Existem iniciativas muito bacanas voltadas para a divulgação a valorização de estabelecimentos pet friendly, como a Classificação de Hospedagens Pet Friendly Turismo 4 Patas e o Guia Pet Friendly. Vale a pena acompanhar!

Mas o que podemos fazer para que os cães sejam aceitos em cada vez mais lugares?

1. Educação

Esse ponto é importantíssimo em muitos aspectos!!

Primeiro que um cão educado para conviver em espaços sociais é melhor preparado para lidar com essas situações e passa por menos stress durante as mesmas! Educar favorece o BEM ESTAR!!!

Segundo que um cão educado gera menos incômodos ao estabelecimento e pessoas presentes no local! Se queremos que o cão conviva em um ambiente social, ele precisa respeitar as regras sociais! Lembre-se que ninguém é obrigado a gostar de cães, respeite o espaço do outro! Se o seu cão busca contato de pessoas que não querem, fica latindo, faz xixi no estabelecimento ele estará incomodando e cada vez menos as pessoas vão querer conviver com ele!

E terceiro que um cão educado gera menos constrangimento e stress para o tutor! Se você sabe que seu cão sabe se comportar, não precisa ficar preocupado em monitorar todos os passos e resolver problemas decorrentes de comportamentos inadequados! Cães educados geram donos mais tranquilos!

Outro ponto importante: A educação não é exclusiva para os cães!! Donos educados também favorecem a aceitação dos cães em locais de convívio social! Nada de não recolher o cocô, soltar o cão onde é proibido ou não respeitas as regras do local hein?!

Mas como fazer isso?

No Brasil NÃO possuímos uma certificação que garanta que o cão está apto para o convívio social! Nos Estados Unidos existe o Canine Good Citizen do American Kennel Club, que é um teste aplicado ao cão e seu tutor para garantir que o cão é educado para conviver em sociedade! Isso é muito legal porque os estabelecimentos podem aceitar os cães que tem a certificação com a garantia que estes cão não trarão transtornos ao local!

Podemos começar nos baseando nessa certificação! Mesmo sem a possibilidade de ter um certificado, podemos educar tendo esse tipo de certificação como referência! No site tem um descritivo de todos os testes!

Vale lembrar que este tipo de certificação não existe só nos Estados Unidos, outros países também adotam este sistema, e os testes podem variar! Isso porque cada sociedade tem regras e costumes diferentes e os testes costumam ser adaptados á elas! Quanto mais coisas seu cão conseguir fazer, melhor! Mas vale priorizar os testes que tem uma proximidade maior com a realidade que encontramos na nossa cidade!

No meu ponto de vista os treinos mais importantes são os de ficar tranquilo em locais novos, não fazer xixi em locais inadequados e não invadir o espaço de outras pessoas e cães.

Uma dica simples para você começar a ensinar seu cão á ficar calmo preso na guia enquanto você faz outra coisa: dentro de casa, deixe seu cão preso á sua cadeira enquanto você trabalha ou faz um refeição e deixe um ossinho para ele se entreter.

Este é só um primeiro passo desse exercício! Busque um adestrador de confiança, e bons treinos!

Nós, tutores, precisamos mostrar ao mundo que nossos cães são capazes de se comportar de acordo com as regras sociais e não causar transtornos ao estabelecimento, ás pessoas e aos outros cães! Esse pequeno passo abrirá muitas portas para a presença dos nossos peludos aos locais que frequentamos!

2. Valorize os locais pet friendly

Se os tutores de cães frequentarem mais estabelecimentos que tem uma política pet friendly isso vai gerar consequências positivas para este estabelecimento: mais clientes, mais divulgação e mais lucro! E assim outros estabelecimentos também vão buscar se adequar para atrair estes clientes e essas consequências!

O mesmo vale para locais públicos! Se a utilização de espaços que aceitam cães é maior e geram mais reconhecimento da população, há uma tendência maior á investimento e ampliação desses espaços!

De que adianta lutarmos por espaço que não temos se não valorizamos o que já conseguimos?

3. Respeite os direitos de quem precisa!

Existem leis voltadas para a aceitação de cães de assistência na sociedade, esses cães tem um papel muito importante na vida de seus tutores e por isso podem ter acesso á locais aos quais cães de companhia não tem. Isso é um direito adquirido pelo papel que esses cães desempenham na vida dessas pessoas!

Isso não quer dizer que seu cão não é importante na sua vida!

Lembre-se que cães de assistência possuem treinamento específico para poder ter acesso á determinados lugares!

Tentar inserir seu cão no espaço conquistado por estes cães não é a melhor forma de conquistar espaço na sociedade para o seu cão! E isso pode ser muito prejudicial ás pessoas que realmente precisam deste serviço!

Um exemplo facilmente observável nos dias de hoje é a questão de cães viajando dentro da cabine do avião! Cães de assistência, independente do porte, podem viajar na cabine com seus tutores porque são importantes para o bem estar da pessoa durante o voo, esses cães são treinados para estarem nessa situação!

Hoje cães de companhia de pequeno porte podem viajar na cabine do avião com seus tutores! Lógico que quem tem cães de médio e grande porte também gostaria que isso fosse possível para seus cães! O caminho para conseguir isso não é forjando certificação de cão de assistência e colocando cães em situações para as quais eles não foram preparados para lidar! O caminho é fazer com que cães de pequeno porte sejam exemplo de educação nessa situação para que cães consigam mais espaço nesse contexto e que as regras possam ser estendidas á cães de outro porte! O fato de cães conviverem mais em diversos locais também pode ajudar as companhias aéreas á se tornarem mais pet friendly, não só permitindo a presença dos cães na cabine, mas também proporcionando locais mais adequados e confortáveis para os cães viajarem nessa situação. Para isso elas precisam perceber que os cães podem se comportar bem nessa situação e que vale a pena conquistar clientes com cães!

4. Exerça sua cidadania política

Escolha representantes políticos adeptos da causa e exerça seu papel como cidadão de sugerir, acompanhar e apoiar novas regras em relação ao convívio de cães na sua cidade!

Conheça as leis e regras vigentes na sua cidade, entenda o que é possível dentro das leis atuais e ocupe seu espaço!

Juntos podemos construir uma sociedade mais tolerante e possibilitar que nossos cães tenham mais espaço no meio em que vivemos!

Está esperando o que? Vamos juntos construir uma sociedade mais pet friendly?

Arquivos
Siga me
Últimos Posts

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page