top of page

Blog

Você conhece seu cão?


Mayra e Tommy se olhando

Co.nhe.cer: perceber; passar a saber; tornar algo consciente.

O que isso tem a ver com nossa relação com nossos cães e a qualidade de vida deles?

Para proporcionarmos bem estar e qualidade de vida, bem como para nos relacionarmos de forma respeitosa e agradável com o outro (seja ele de que espécie for) é necessário primeiro conhecer aquele outro!

Imagine que você adora jogar tênis, é um hobby que você tem e por achar um esporte muito divertido e desafiador você matricula seu filho para aprender tênis! Seu filho faz as aulas para te agradar, ele até joga bem, mas não é um esporte que o deixa empolgado e motivado. Ao contrário das aulas de natação, onde ele anseia pra ir, ocupa seu tempo livre vendo videos e lendo sobre técnicas diferentes, faz as aulas super motivado e se esforçando para melhorar sempre. Qual atividade proporciona mais benefícios e impacta mais o bem estar do seu filho, a que ele gosta ou a que você gosta? O ponto onde quero chegar é que cada um tem suas preferências, necessidades, afinidades e o primeiro passo para conseguirmos proporcionar experiencias agradáveis ao outro é deixar de lado nossas próprias opiniões e expectativas e olhar para o outro, conhecer o outro!

O mesmo acontece em relação aos cães! Com um ponto ainda mais importante: é uma espécie diferente, com fisiologia, necessidades, interesses e hábitos diferentes dos nossos!

Imagine agora que você viu aquele filhotinho super fofo e resolveu levar ele pra casa! Você sonha em dormir com ele na cama, tomar café enquanto ele brinca com uma bolinha aos seus pés e fazer uma caminhada matinal pelo bairro observando a natureza e a vizinhança, depois você vai trabalhar e quando chega em casa é recebido por lambidas e uma festinha, encosta pra assistir TV com o cachorro no seu colo. Mas a realidade é bem diferente, ele prefere dormir no chão do que na sua cama. Enquanto você toma café ele está pulando e chorando porque quer sair! O passeio é mais acelerado do que você gostaria e quando você chega em casa seu cão precisa fazer alguma atividade pois ficou sem fazer nada o dia inteiro! E mesmo cansado você tem que brincar com ele!

Como resolver isso? Onde foi que seu sonho de comercial de margarina se transformou nessa relação exaustiva? Comece do básico: conheça seu cão!

Existem muitas coisas que precisamos perceber e conhecer nos nossos cães!

Espécie

Cães são muito diferentes de nós! O corpo, os órgãos sensoriais, os hábitos, as necessidades básicas, os interesses, os comportamentos, a forma de se comunicar, é tudo muito diferente! Quanto mais você conhecer e estudar sobre este ser que vive com você mais você será capaz de entender, se comunicar e proporcionar qualidade de vida pra ele!

Raça

Sim, conhecer a raça do seu cão é um aspecto muito importante! Lógico que nem sempre isso é possível, mas saber e conhecer as particularidades da raça do seu cão é um passo importante para compreende-lo. Nada contra cães SRDs, não estou falando que não ter uma raça definida não é legal!

As raças foram criadas pelos humanos e a seleção genética de comportamentos e aspectos físicos que favorecessem determinadas funcionalidades para os cães foi extensa! As alterações físicas afetam a forma como seu cão se comunica, as particularidades dos comportamentos selecionados vão influenciar as necessidades que seu cão tem e a forma como ele se relaciona com pessoas e com outros cães.

Indivíduo

Cada indivíduo é unico! A genética tem um papel importantíssimo como vimos acima, mas mesmo irmão gêmeos tem personalidades, opiniões e preferências diferentes. O mesmo acontece com os cães! Olhar para o ser que está aí no seu colo, deitado aos seus pés, ou correndo pela casa e perceber quem ele é, o que ele gosta, o que o faz feliz é fundamental para estabelecer uma relação prazeirosa e agradável entre vocês!

Vamos fazer um exercício?

Pensando em tudo isso vou propor um exercício para vocês fazerem! Um exercício simples de reflexão sobre o cão que compartilha a vida com você!

Esse não é um teste para determinar se você é um bom tutor ou não! Não teremos pontos nem comparativos! Todo mundo ganha pelo simples fato de se propor a pensar e conhecer melhor o seu cão!

As informações que você obterá aqui são únicas e exclusivas do seu cão e da sua relação com ele e podem mudar de acordo com a idade, tempo de convivência de vocês, rotina, lugar onde moram, etc. Então é bem bacana repetir o exercício de tempos em tempos!

Cada um pode levar o tempo que for necessário para pensar, repensar, reavaliar e conhecer seu cão! Leve o seu tempo! Mas faça sem pressa e aberto a pensar com cuidado em todos os aspectos, quanto mais detalhadas forem suas respostas mais você estará se aprofundando na tarefa de conhecer seu cão! Se você não souber alguma resposta, tire um tempo para observar seu cão, fazer coisas com ele e descobrir a resposta!

Responda mentalmente, imprima, rabisque, cole na geladeira, discuta com a família. Não importa como, o importante é olhar para o cão e conhce-lo!

O exercício é simples e funciona como uma enquete (lembra daquelas que você fazia no colégio?). Vá acompanhando as perguntas e respondendo de acordo com seu cão!

Se você tem mais de um cão, faça uma vez pensando em cada cão! Lembre que cada um é único!

Vamos lá!

1. Como é um dia normal na vida do seu cão?

2. Como seria um dia normal na vida do seu cão se ele pudesse fazer o que quisesse?

3. Como você sabe que seu cão está feliz?

4. Liste 3 situações nas quais seu cão estava feliz:

5. Como você sabe se o seu cão está incomodado com algo?

6. Liste 3 situações nas quais seu cão estava desconfortável com algo:

7. Quais são as 5 comidas preferidas dos eu cão?

8. Quais são os 5 brinquedos preferidos do seu cão?

9. Quais são as 3 formas de brincar preferidas do seu cão?

10. Quais as 3 atividades físicas preferidas do seu cão?

11. Liste 3 coisas que seu cão tem medo:

12. Quais são as 3 pessoas que seu cão mais gosta?

13. Liste 5 truques/comandos que seu cão conhece:

14. Destes 5, quais são os 2 que ele faz mais animado?

15. Como seu cão interage com outros cães?

16. Liste 3 cães que seu cão gosta de interagir:

17. Quais as 5 atividades de estimulação mental que seu cão mais se interessa?

18. Liste os 3 lugares que seu cão mais gosta de ir:

19. Em casa, quais os 3 lugares preferidos do seu cão?

20. Quais os 3 locais e formas de carinho que deixam seu cão mais relaxado?

Todas as respostas que você deu podem e devem ser usadas para melhorar a qualidade de vida do seu cão e melhorar a relação e comunicação entre vocês!

Também são informações valiosíssimas para serem utilizadas durante o treinamento e educação do seu cão!

Agora que você sabe tudo isso, que tal usar esse roteiro para proporcionar mais emoções positivas ao seu cão, melhorando assim o bem estar dele?

Arquivos
Siga me
Últimos Posts

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page