top of page

Blog

Seu cão está preparado para sua viagem?


Hospedagem cães

Quem tem cachorro sabe que é difícil viajar e deixar eles sob os cuidados de outra pessoa que não você! A saudade sempre aperta, nos perguntamos o tempo todo se ele está bem, se está dando trabalho e como está se comportando na nossa ausência!

Já leu nosso post sobre como escolher a melhor opção de hospedagem para seu cão? Agora vamos falar sobre como preparar seu cão para ficar bem durante sua viagem!

As dicas que vamos dar a seguir servem para garantir maior segurança e bem estar para o seu cão durante sua ausência, independente da sua opção de hospedagem!

Quanto mais prepararmos nosso cão para esse momento, mais fácil será pra ele lidar e ficar bem nesta situação! Não conseguimos conversar e explicar através de palavras o que vai acontecer, quanto tempo vamos demorar, quem vai ficar com ele, que ele precisa comer tudo, etc. Então precisamos ensaiar situações de forma gradativa e estimular comportamentos que favorecem o bem estar e segurança dos cães nesta situação! Confira como:

1. Não sair sem autorização - uma questão de segurança!

Ensinar seu cão a não passar pela porta de entrada sem autorização é muito importante! Imagine só você aproveitando o mar em uma praia paradisíaca e preocupado se a pessoa que foi cuidar do seu cão deixou ele escapar na hora que entrou, ou se o cão está tentando fugir do hotel/casa que está hospedado, não dá né?

Mas se não existe uma regra clara para isso quando você está em casa, como você espera que seu cão entenda que não pode tentar sair pela porta quando está com outra pessoa! Esse é o tipo de regra que deve ser consistente durante o dia a dia do convívio, não só pensando em situações de viagem, mas para garantir sempre a segurança do seu cão.

A regras é simples! Até você autorizar, o cão não pode passar! Seu cão não abre a porta sozinho, quem tem o controle da porta é você! Uma forma que acho pratica e eficiente para ensinar isso é a seguinte: com o cão na guia, pare na frente da porta e espere até que ele se acalme (se o seu cão for muito insistente para sair, comece á uma distância maior da porta). Você pode pedir pra ele sentar se ele já conhecer este comportamento! Vá abrindo a porta lentamente, caso o cão se antecipe em direção á porta, feche-a imediatamente! Atenção para não bater a porta na cara do seu cachorro, só queremos mostrar pra ele que sem autorização ele não vai poder sair, não precisamos de nenhum contato físico para isso! Comece recompensando os mínimos sinais de espera, ou seja, você abriu a porta 5 cm e o cão não tentou passar, dê o sinal de liberação (você pode escolher a palavra ou gesto que quiser) e saia com ele pela porta! Aos poucos ele vai aprendendo a esperar e ficar atento ao seu sinal e você consegue aumentar a abertura da porta gradativamente! Este é um exercício simples para quando vocês estão saindo juntos, para fazer isso quando estiver do outro lado da porta, com outras pessoas por perto, ou sem ninguém por perto é necessária muita pratica e uma evolução gradual com acompanhamento de um especialista!

Lógico que tentar sair também tem a ver com a adaptação do cão ao local e o quanto ele está confortável nesta situação! Então vamos saber como fazer isso..

2. Socialização

Socializar é preparar o cão para os estímulos que ele vai encontrar durante a vida! Isso engloba muitas coisas, e futuramente faremos um post só sobre socialização! No post de hoje o enfoque é em hospedagem, então falaremos de socialização para esta situação específica!

Este item depende muito do tipo de hospedagem que você escolheu para o seu cão! É importante que você também já tenha levado em consideração a socialização do seu cão antes de fazer essa escolha!

Colha o máximo de informações sobre o lugar que seu cão ficará para poder prepara-lo para tudo que vai encontrar! Pessoas desconhecidas, crianças, idosos, outros cães, bicicletas, cadeira de rodas, pisos com texturas diferentes, outros animais, enfim..tudo que seu cão vai ter contato! Apresente esses elementos de forma gradativa e respeitosa, sem forçar o cão a interagir! Adicione os elementos na rotina do cão de forma casual e não invasiva!

Por mais que nos esforcemos é muito difícil conseguir prever todos os elementos possíveis de serem encontrados em uma situação de hospedagem. Se o cão já está habituado a conhecer coisas novas com frequência, será muito mais fácil para ele se adaptar caso encontre algo ou alguém que ainda não conhece. É um treino muito importante que todos os cães deveriam fazer: conhecer uma coisa nova por dia!

3. Independência

Você já reparou como seu cão é dependente de você? Esta é uma questão associada ao modelo de vida atual que gera muitos problemas de comportamentos nos cães! É como se a vida dele só existisse quando vocês estão juntos! As coisas legais, as brincadeiras, os passeios, a comida, só acontece quando você está por perto!

Para alguns cães a dependência é de pessoas em geral, então escolha uma forma de hospedagem onde ele estará sempre acompanhado e fica mais fácil manejar essa questão! Já para outros a dependência é de pessoas específicas, o que torna a situação mais difícil para o cão!

Quanto mais independente o cão for, mais fácil vai ser pra ele lidar com situações de afastamento da família, como é o caso de viagens! Fazer isso é mais simples do que parece! Insira na rotina do seu cão atividades que ele faça sozinho, como atividades de enriquecimento, brinquedos que ele gosta e pode brincar sem alguém junto, leve ele para frequentar uma creche, fazer um passeio com alguém que não seja você, passar um dia na casa de um amigo, etc.

4. Hora de dormir

A hora de dormir é uma rotina única de cada cão e tutor. Sem julgamentos, nem certo ou errado, cada um escolhe como quer, se quer dormir junto ou não, cachorro no chão ou na cama, no sofá, na caminha ou na caixa de transporte!

Na verdade, quanto mais flexível for, mais fácil será de o cão se adaptar quando você estiver fora! Por exemplo, se seu cão só dorme se estiver na cama com você, qualquer mudança mínima será difícil pra ele, mesmo se você tenha alguém que vá dormir na sua casa, na sua cama, com seu cão! Se o cão estiver acostumado á dormir tanto na cama quanto no chão, tanto perto de você quanto longe, vai ser muito mais fácil pra ele lidar com as mudanças durante sua viagem! Faça isso como um treino para prepara-lo: ensine seu cão a dormir em locais diferentes!

5. Rotina de alimentação

Este é um problema típico quando os tutores viajam: o cachorro para de comer ou come menos! Assim como toda ROTINA, é algo que sofrerá mudanças durante a viagem do tutor, pois um elemento deste processo estará faltando: o tutor!

Assim como acontece com os hábitos noturnos, mantenha uma rotina flexível e diversificada também para a alimentação. Essa flexibilidade favorece que seu cão fique tranquilo e confortável para comer em situações diversas, com outras pessoas, em outros locais e horários. Ofereça comida em locais diferentes, em forma de estimulação mental com brinquedos, em horários diferentes, peça pra outras pessoas darem a comida, etc.

É importante que seu cão esteja acostumado a comer sempre que a comida é colocada, isso favorece que ele coma tudo mesmo quando você não está perto. Manter a comida disponível e á vontade é prejudicial para a saúde do seu cão, pois ela perde as propriedades em exposição prolongada ao ambiente e pode ser acessada por outros bichos, como roedores e insetos. Além disso não é possível saber quando e as vezes até quanto ele comeu! Oferecer a comida em horários limitados, porções adequadas e balanceadas ás necessidades do seu cão fará com que ele fique mais interessado e coma tudo assim que a comida for oferecida!

É importante lembrar que recusar comida é uma reação natural do organismo frente á situações de stress! Por isso, quanto mais bem preparado seu cão estiver para a hospedagem, menos estressante será, e menor a probabilidade de ele não querer comer!

6. Adaptação

Como não é possível preparar o cão através de explicações verbais sobre o período da hospedagem, precisamos fazer isso através de ensaios! Tendo já feito todas as dicas anteriores comece a preparar seu cão para a estadia!

É muito importante que isso seja feito de forma segura e respeitosa para o cão, para que não seja traumatizante! Faça uma adaptação gradual, de acordo com o limite do seu cão!

Se você optou por uma pet sitter, peça para que ela vá e cuide algumas vezes do seu cão antes da viagem! Se o cão vai ficar na casa de alguém, deixe ele lá por períodos curtos antes da estadia! Faça adaptações em horários alternados, de forma que cubra o horário de alimentação e o horário de dormir! Assim seu cão vai percebendo que essas mudanças fazem parte da rotina e ainda tem seu apoio durante o início do processo, que pode ser assustador!

Quanto mais preparado seu cão estiver para a hospedagem mais tranquilo ele vai ficar! Sabendo que ele vai ficar confortável você também fica muito mais seguro e confiante para aproveitar sua viagem sem preocupações!

Arquivos
Siga me
Últimos Posts

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page