Você leva seu cão para passear ou passeia com o seu cão?
Sim, você leu certo! Apesar da similaridade, são ações muito diferentes e que tem um impacto importante no comportamento do seu cão quando vocês estão fora de casa!
É muito comum ouvir tutores se queixarem de que seus cães os ignoram quando estão fora de casa! Mas será que nós também não ignoramos nossos cães nesta situação?
Ao levar um cão para passear não há conexão entre os dois envolvidos, um leva, o outro passeia, cada um comprometido com sua função. Lembra daquele tutor que chegou no cercado do parque, soltou o cão, ficou conversando com outra pessoa e não se importou que seu cachorro estava sendo invasivo ao brincar com outro cão? E daquele cão que arrasta seu tutor pela rua enquanto este se deixa levar pensando no que vai cozinhar para o jantar? São algumas das muitas situações que ilustram este tipo de passeio!
Ás vezes até estamos observando o cão, mas a falta de falta de interação passa ao cão a mensagem de que ele está sozinho.
Já passear COM o cão, implica em uma atividade feita em conjunto, há uma conexão entre o cão e tutor que é muito benéfica para a relação e para o convívio! Estabelecer interações durante o passeio faz com que o cão crie o hábito de buscar por você, seja para brincar, ou para saber pra que lado da rua vão virar! Assim fica muito mais fácil dizer ao seu cão o que é esperado dele naquela situação, evitar situações desagradáveis e curtirem momentos divertidos juntos!
Quer saber como aproveitar mais o passeio com seu melhor amigo e evitar que ele te ignore fora de casa? Confira algumas dicas que podem te ajudar!
Esteja presente
Ao sair com seu cão esteja de corpo e mente presentes nesta atividade! Deixe os problemas do trabalho, a conversa no WhatsApp e a lista do supermercado para seus devidos momentos, agora é hora de se divertir com seu amigo!
O que seu cão está dizendo?
Cães se comunicam o tempo todo e o fazem muito através da linguagem corporal! Fique sempre atento ao que seu cão está dizendo! O que está atraindo o interesse dele? Como está a postura? Para onde estão direcionadas suas orelhas? E seus olhos? Qual a intensidade da caminhada? Existem muitos sinais que nos ajudam a entender como eles se sentem! Conheça seu cão, identifique suas preferências, interesses e limitações! Essas são informações valiosas para proporcionar um passeio agradável e interessante!
Respeito sempre!
A guia é somente um utensílio de segurança e não a única responsável por manter o cão próximo durante o passeio! A guia serve para limitar o acesso do cão á áreas seguras e protege-lo em caso de incidentes, não para arrastá-lo e muito menos para enforcá-lo! Um cão se mantém próximo porque isso é legal pra ele, o responsável por isso é você e não a guia!
Use uma guia que dê espaço suficiente para o cão caminhar e ficar confortável! Não é um comportamento natural da espécie andar muito próximo! Guias muito curtas fazem com que o cão puxe mais!
Quando for mudar de direção avise seu cão! Chame seu cão e o convide a vir com você, assim como você faria se estivesse caminhando com um amigo! Isso evita ter que usar a guia para puxar e ensina o cão á estar atento aos seus sinais.
Conheça os limites do seu cão e não o exponha á situações desagradáveis que podem gerar stress. Aquele passeio no shopping pode ser interessante pra você, mas não muito agradável para seu amigo se o local estiver cheio e ele não estiver acostumado á esta situação.
Melhores amigos
Seu cão só estará próximo e atento á você se isso for agradável e prazeroso para ele!
Sempre que seu cão estiver próximo ou olhar para você recompense ele, pode ser um carinho, uma palavra de aprovação, um brinquedo que ele gosta ou um petisco. O importante é dar ao cão o feedback de que este é um comportamento desejado e valorizado!
Interaja com o cão durante o passeio! Fazer pausas para brincar ou para uma massagem mostram ao cão que é legal interagir com você mesmo fora de casa! Abuse das atividades preferidas do seu cão, mostre que você pode ser mais interessante que o cheiro daquele poste ou do que aquela criança segurando um sanduíche.
Use as distrações á seu favor
Achou um graveto no chão? Jogue para ele buscar! Achou uma criança interessada em jogar bola? Jogue junto! Utilize elementos do ambiente para interagir com seu cão, mostre que tudo pode ser mais interessante com sua participação!
Auto-controle é fundamental! Ensine seu cão a esperar antes de ter acesso á algo que o interessa e ficará muito mais fácil se afastar com ele caso seja necessário! Exercícios simples como esperar e sentar antes de cheirar um arbusto ou de cumprimentar outro cão ensinam seu cão á esperar sua autorização para fazer coisas fora de casa! Assim fica fácil dizer ao seu cão que ele não pode participar do picnic de outras pessoas na praça ou que ele não pode se aproximar daquele cão que não parece gostar de interagir com outros cães.
Treine
Treinar é um ótimo exercício de comunicação entre você e seu cão! Por mais simples que seja o treino, envolve atenção e conexão entre vocês, que é justamente que buscamos quando estamos passeando!
Aproveite o passeio para treinar! Truques simples e que seu cão já sabe fazer em casa ficam muito mais desafiadores com tantas distrações no ambiente! Que tal pedir o senta na calçada? E pedir a pata com outras pessoas por perto?
Comandos de atenção e de recall (vir quando chamado) são muito importantes e existem muitos exercícios que podem ser feitos durante os passeios para ensiná-los!
Durante o passeio o treino de não puxar na guia é constante! Esteja sempre atento e dando o feedback adequado ao cão!
Converse com seu adestrador sobre os exercícios a adaptações específicas para o caso do seu cão!
Sempre mantenha o treino positivo e agradável, comece em ambientes mais tranquilos e aumente gradativamente a dificuldade!
Passeie
Frequência é fundamental! Quanto mais acostumado seu cão estiver com as distrações que encontram fora de casa, menos interessado ele estará nelas! Isso favorece que o passeio seja mais tranquilo e que seu cão preste mais atenção em você!
Fazer caminhos novos também pode ser muito positivo! Além de aumentar o número de coisas ás quais seu cão estará acostumado, evita que seu cão entre em “modo automático” e se antecipe para o final do percurso! Assim, ele estará mais atento á você á cada mudança de direção!
Lembre-se que prestar atenção á você e estar próximo são hábitos que precisam ser exercitados para que se mantenham frequentes!
Bons passeios e divirta-se COM seu cão!